“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

domingo, 16 de novembro de 2014

O outro lado

     "Interstellar", de Cristopher Nolan (2014), é um filme muito apreciável que nos recorda que a ficção científica é um género maior e muito actual do cinema e que o seu realizador é capaz de fazer melhor do que os três Batmanfilms ("Batman - O Início"/"Batman Begins", 2005; "O Cavaleiro das Trevas"/"The Dark Knight", 2008; "O Cavaleiro das Trevas Renasce"/"The Dark Knight Rises", 2012) que dirigiu e mesmo do que "A Origem"/"Inception" (2010), que sem motivo especial impressionou muita gente.   
                     Interstellar Stills Wallpapers      
       Com argumento escrito de novo com o seu irmão Jonathan, que já colaborara nos dos dois últimos Batman, Christopher Nolan utiliza muito bem as sugestões da existência de warmholes (túneis do tempo) para explorar a possibilidade de os utilizar para passar para um outro lado, o outro lado, um outro sistema, um outro universo, e a partir daí, depois de várias peripécias, cumprir a sempre almejada e mítica viagem no tempo. Com o físico Kip Thorne como consultor, o cineasta consegue não se afastar muito do conhecimento científico actual, embora ainda não seriamente comprovado.
     À tripulação da nave espacial terrestre colocam-se, contudo, problemas muito humanos, contidos no seu ponto de partida, e as discussões travadas apresentam, assim, uma pertinência notável. Além disso, e contendo-o, os laços familiares entre as personagens, o clã Cooper e o clã Grant, servem muito bem os propósitos do filme do lado da ciência e do tempo, permitindo ligar tudo de forma verosímil que ultrapassa o simples melodrama familiar, que também está presente. 
                    
      Os efeitos especiais estão à altura e os actores são muito bons (Mathew McConaughey, John Lithgow, Anne Hathaway, Michael Caine, Jessica Chastain e Matt Dillon), de modo que "Interstellar" consegue prender-nos na pequena fissura de possível que abre pelas melhores razões, com robots e tudo, deixando à distãncia as pequenas brincadeiras infantis de Steven Spielberg nos anos 70 e 80, pois joga, embora especulativamente, com o conhecimento científico e com uma epopeia que, com resultados notáveis, ainda agora está a começar: a conquista do espaço.
    Convocando valores americanos (a família, o amor, a verdade, a escolha), mesmo sem deslumbrar "Interstellar" fascina e convence pela precisão do seu jogo visual e narrativo - pelo contrário a música, enfática e redundante, nem épica nem dramática, deixa muito a desejar. Sabe-se como Hollywood tem aproveitado as aquisições científicas para o melhor e às vezes para o mais fácil, mas neste caso as coisas ajustam-se na perfeição, deixando campo aberto para a especulação mas também para a reflexão.   
                    Interstellar Monolith Robot Save Interstellar TV Spots: Monolith Robots & Deep Space Real Estate 
      Assim, este é um filme que se conta entre o melhor da ficção científica no cinema dos últimos 50 anos, salvo a música próximo dos míticos "2001: Odisseia no Espaço"/"2001: A Space Odyssey", de Stanley Kubrick (1968), e "Blade Runner: Perigo Iminente"/"Blade Runner", de Ridley Scott (1982), em que o cineasta declaradamente se inspira (sobre Christopher Nolan ver "Sem noite, sem sono", de 17 de Março de 2012).

Sem comentários:

Enviar um comentário