“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

domingo, 9 de março de 2014

A viagem

    O americano Alexander Payne tem-me surgido até agora como um "cineasta simpático", o que nos meus termos não significa necessariamente um elogio. De "As Confissões de Schmidt"/"About Schmidt" (2002), com Jack Nicholson, a "Os Descendentes"/"The Descendants" (2011), com George Clooney, passando por "Sideways" (2004), com Paul Giamatti, foi essa a opinião que formei sobre ele. O que significa que o tenho na conta de um cineasta sério, com boas intenções, mas que ainda não tinha dado o passo decisivo que permitisse falar dele como um grande cineasta. Talvez que o seu mais recente filme, "Nebraska" (2013), signifique justamente esse passo que lhe faltava dar.
                     Nebraska film still   
    Filmado a preto e branco, o filme acompanha o percurso de um "old timer", Woody Grant/Bruce Dern do Montana até ao Nebraska, acompanhado pelo seu filho mais novo, David/Will Forte, para recolher o prémio de um concurso que lhe foi anunciado, na sua interpretação, o teria beneficiado. Ora esta viagem, uma longa viagem, contrariamente ao que se poderia esperar é menos uma viagem interior em si mesma do que uma viagem exterior pelo que resta do seu passado, das suas memórias, das suas relações de juventude.
   Sem ceder ao sentimentalismo, o cineasta consegue dar-nos um retrato justo de um encontro e desencontro de gerações, centrado num homem velho que, teimoso, continuando a dar crédito ao que lhe dizem ou pensa que lhe dizem, contra todas as evidências resolve perseguir o seu sonho final até ao fim. De caminho encontra quem poderia querer encontrar e e ver de novo, deixando ao seu filho a resolução dos problemas e dos conflitos, a que a sua própria mulher, Kate/June Squibb, nem sempre é alheia. E é justamente esse reverberar do passado, de toda uma vida, no presente da viagem de uma personagem idosa que, à semelhança de "Morangos Silvestres"/"Smulltronstället", de Ingmar Bergman (1957), faz o encanto do filme
                     NEBRASKA
   Sob a aparência de um desatino patético, grotesco, com a ajuda do filho e a cooperação, mesmo se em conflito, de outros familiares e antigos amigos e conhecidos, Woody vê transformada a sua viagem num sonho que acaba por se concretizar - um sonho que ele confessa ao filho se destinar a permitir-lhe deixar alguma coisa, alguns bens aos filhos. Mas uma vez concretizado o sonho, a carrinha em que regressa com o filho pode fazer com que aquela não tenha sido a sua última viagem
    Tocante na sua simplicidade e economia de meios, "Nebraska" é um filme muito interessante, bem construído e sentido sobre um homem que sobre o seu próprio passado na Guerra da Coreia não falava. E por ele percebemos bem que aqueles que não falam sobre si próprios, que repetem que "continua tudo bem", são talvez aqueles que, apesar de velhos e confusos mais teriam a dizer sobre si próprios e sobre os outros, mais teriam a contar sobre a sua experiência da vida.
                     nebraska-movie-photo-21                     
      Com a maldade presente, mesmo sem grande espalhafato, quase em surdina, em contraste com um filho demasiado bom, e momentos especialmente conseguidos e sugestivos, como a visita primeiro ao cemitério, depois à casa em que Woody crescera, que tinha sido construída pelo seu pai, no seu intransigente preto e branco e escasso mas judicioso recurso à música "Nebraska" traz definitivamente Alexander Payne para o primeiro plano do actual cinema americano e confirma que, olhada retrospectivamente, a "palavra-chave" para sua obra talvez seja mesmo "deriva".    

Sem comentários:

Enviar um comentário