“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

sábado, 10 de outubro de 2015

O irmão mais novo

    "O Olhar do Silêncio"/"The Look of Silence", do americano Joshua Oppenheimer (2014), é o segundo filme de um díptico sobre o genocídio cometido na Indonésia nos anos 60 do Século XX, de que o primeiro foi "O Acto de Matar"/"The Act of Kiling" (2012) - ver "O lugar do outro", de 29 de Dezembro de 2014.
    Muito justamente, este segundo filme assume expressamente a perspectiva das vítimas na pessoa do irmão mais novo de uma das vítimas do terror e do massacre de então. É através dos olhos e das palavras dele que nos aproximamos das testemunhas da época, quer os seus familiares, quer os assassinos.
                                             
    Estes, contrariamente ao que sucedia no filme anterior, não são levados a recriar na actualidade, em modo de psicodrama, o que aconteceu há meio século, antes se limitam a ouvir e a ver imagens, que o próprio inquiridor vê e mostra.
      Perante a evidência do passado e as questões colocadas, a atitude actual destes torcionários assassinos é diferente da assumida em "O Acto de Matar": obedeciam a ordens, as vítimas eram comunistas, passou muito tempo e é preferível não falar mais no assunto. E é aqui que Joshua Oppenheimer, repetidamente interpelado pelas personagens com hostilidade, se revela extremamente pertinente e muito oportuno perante o inaceitável, moralmente condenável e a negação radical de qualquer ideia de direito - por isso considerado crime contra a humanidade -, que os seus próprios perpetradores se recusam a aceitar como mal, como errado.
                    Adi Rukun and his mother, Rohani, in ‘The Look of Silence'
   "O Olhar do Silêncio" é, pois, o olhar das vítimas, nomeadamente do irmão mais velho, convocado pela memória do irmão mais novo e recordado pelos pais. Mas percebe-se que também os assassinos o recordam sem arrependimento nenhum. Silenciar o crime abominável e horrendo significaria ignorá-lo, contra o que o cineasta muito justamente constrói este seu díptico de documentários: para que não seja esquecido, nem minimizado, nem repetido.
    Para tratar de um caso concreto o dispositivo ocular é muito apropriada e oportunamente utilizado no filme pelo optometrista, criando distância mas indicando que é preciso ver bem, ver sempre melhor, qualquer que seja a idade, em todos os sentidos e tempos. E não olhar para o lado, não esquecer nem calar, até porque esta é uma história que não tem cessado de se repetir, sempre com as mesmas boçais, grotescas, odiosas explicações, para vergonha de toda a humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário