“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O vício dos livros

   A RTP2 começou a transmitir em 22 de Agosto uma série açoriana, "O Livreiro de Santiago" (2015), sobre Manuel Carlos George Nascimento (1885-1966), um natural do Corvo que no Chile se tornou editor de Gabriela Mistral e Pablo Neruda, entre muitos outros.
Gabriela MistralPablo Neruda entre muitos outros. 
                      http://diariodalagoa.com/wp-content/uploads/2016/07/filme-livreiro-Santiago.jpg
   Com música, argumento e realização do incontornável Zeca Medeiros, está muito bem feita, num exigente preto e branco, o que nem sequer espanta naquele que é o melhor realizador português de séries televisivas, que anteriormente adaptara com grande sucesso "Mau Tempo no Canal", de Vitorino Nemésio (1992), e "Gente Feliz com Lágrimas", de João de Melo (2002).
   Segundo esta série, Carlos Nascimento terá partido em 1905 do seu Corvo natal para os Estados Unidos, onde teve as primeiras notícias do cinematógrafo e onde estava quando do terramoto de 1906 em S. Francisco, seguindo depois para o Chile, onde se fixou, veio a saber do regicídio, da implantação da República e da I Guerra Mundial, e onde recebeu parte de uma livraria como herança do seu tio João Nascimento.
Gabriela Mistralpara os Estados Unidos, onde teve as primeiras notícias do cinematógrafo, rumou depois para o Chile, de onde acompanhou à distância o regicídio, a implantação da República e a I Guerra Mundial. Considerava-se a si próprio "um tímido aventureiro".                
                      livreiro 2
   Zeca Medeiros requinta na qualidade da realização, com um tratamento surpreendente dos cenários. O primeiro episódio começa como documentário que introduz a narrativa ficcional e no segundo episódio cita expressamente sequências célebres de filmes de Eisenstein, Jean Vigo e Orson Welles. Claro que ele abusa, como sempre, do insuportável "choradinho lusitano", mas é mesmo o único que sabe lidar com ele para equilibrar e calibrar cada um dos seus filmes.
    O terceiro episódio passa na próxima segunda-feira, 5 de Setembro, às 23H 30M na RTP2.

Sem comentários:

Enviar um comentário