“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Um diamante

     "O Homem Que Viu o Infinito"/"The Man Who Knew Infinity", de Matthew Brown (2015), com argumento seu sobre a biografia do matemático indiano Srinivasa Ramanujan/Dev Patel escrita por Robert Kanigel, é um filme necessário para divulgar a vida e as descobertas de um homem que, faz agora cem anos, foi discriminado fora da sua terra e morreu jovem. E atinge bem o seu objectivo.
     Considerado "um diamante" na sua terra, então parte do Império Britânico, sem ter formação universitária foi aconselhado a rumar a Inglaterra, onde no Trinity College de Cambridge encontrou alguém que, prudentemente, acreditou nele e o incentivou na pessoa do Professor G. H. Hardy/Jeremy Irons. Deixara para trás a sua mulher Janaki/Devika Bhise, que não respondia às suas cartas.
                   
    Alvo do escárnio racista de alguns colegas, até à agressão, deparou com obstáculos e reticências colocados pela instituição apesar de, perante o desafio do seu protector, apresentar sempre provas de tudo aquilo que dizia, reiterando o já sabido ou afirmando novo saber. Para o corroborar terá sido também importante Littlewood/Toby Jones, amigo e cúmplice de Hardy.          
     No final de um percurso breve mas brilhante, de génio, depois de ter contraído tuberculose e de ter acabado por ser recebido pela instituição e os seus pares, conseguiu finalmente estabelecer contacto com a mulher e regressou à Índia, onde morreu com 32 anos (1887-1920). O seu trabalho, que implicou descobertas fundamentais, marcou o futuro da matemática, de que se tornou uma lenda.
                    TheManWhoKnewInfinity
    Filmado nos próprios locais em Inglaterra e sem insistir em detalhes técnicos das descobertas de Srinivasa Ramanujan, "O Homem Que Viu o Infinito" de Matthew Brown mantém-se sempre acessível a todos e tem uma realização sóbria e segura (um ou outro erro não comprometem) e interpretações todas elas à altura, em especial o duelo Jeremy Irons - Dev Patel, este mais conhecido desde "Quem Quer Ser Bilionário?"/"Slumdog Millionaire", de Danny Boyle (2008). 
   Em vez das banalidades de vários calibres que circulam neste momento no nosso circuito comercial, vejam este filme que presta merecida homenagem a um matemático fundamental do Século XX, personalidade original e fascinante que muito poucos hoje conhecem fora do circuito especializado.   

Sem comentários:

Enviar um comentário