O muito aguardado "Adeus à Linguagem"/"Adieu au langage", de Jean-Luc Godard (2014), é um filme provocador e inteligente, à altura do seu autor, tanto no uso do 3D como no uso da linguagem. E se não fosse assim não teria o interesse que efectivamente tem.
![adieu](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tBWCiA-7Ob0LhtybR9dnxNi9Q1QYNvR0NfeLhGKCDcXWu4-gC7nffqWQl4K1wpMZkKGhK2HXgxVW3QjabHD_Mki1ORdU9raw1HPS8RDT8qjTQGz9GqQGYlMe8NFqkB=s0-d)
O 3D torna-se mais interessante pelo seu uso radical, extremo, com a exploração do centro e das partes laterais do ecrã, o que vem justamente clarificar o seu interesse e os seus limites, tanto em exteriores como em interiores, corpo humano (feminino é claro) incluído. Mas é no uso simultâneo da palavra dita e escrita que reside e resiste o comentário pessoal de Godard sobre o presente a partir da história, com referências e citações especialmente significativas neste contexto.
Mas uma vez passados todos os comentários ditos, todas as imagens que convergem para uma imagem única e uniforme num ecrã de plasma diante de duas cadeiras vazias, fica-nos uma ideia pessimista sobre o presente, em que há que preservar a palavra e salvaguardar o pensamento. A não ser que seja um convite a deixarmos todos o plasma desligado e as cadeiras diante dele vazias, o que será outra e bem melhor possibilidade.
![Jean-Luc Godard's Cannes favourite Adieu au Langage features Roxy, the dog.](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sBUoWutObVGXZJMQTFjXhEkbc3DMaK24CpuL7Mdcz6zTZ5K03hs4QqKv_4pk2-tzcmWZmrcq44QCKTNBG5zhHMgMKg5sA_MWMk0qG7HXv-u7ORvcN0IjlMvSc590Z1aoqO94Tl6RJeXgSN7bkxC4kgxQYLHA5tEi6BnUypT0sdVV-LvYaouah2Vc40rrAfTDknEnipOaUVRRNhjjftgLhGbJA1pi3wDze5rQTfiuSn9ZvCrIcoxC9pvCA5cKST7t88B9_uPRE4rBMA=s0-d)
Jean-Luc Godard sempre foi pessimista, o que é mesmo um dos seus méritos. Ressalva duas questões: uma pequena, a profundidade no plano, a outra grande, o além (supõe-se que o além do fundo da profundidade do campo, mas pode ser outro).
Com todas as referências culturais pessoais e todas as comparações pertinentes, o cineasta parece pouco convicto do triunfo da imagem sobre a palavra, com tantos livros importantes em feira e uma imagem tão vistosa a ganhar-lhes em prestígio e atenção, embora outras imagens, noutras épocas - e é a questão da imagem da pintura e da fabulosa citação de Claude Monet sobre a cegueira do pintor.
![godard_3](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uWpx1YhFVEAAxxOVYHHIANdlheYQfZHQt8jn1ocGadWMBskN8nBZfMIkRHF2pV6zpQZIwUcmPk-o85aZQAFbxPMw5lixHkfalBQ0F0MCKHphRbKOhCA17ATKVjlfmnMNaWA0Ff34ys_EJQ=s0-d)
Ainda bem que consegui ver "Adeus à Linguagem" em 3D, uma experiência radical que, embora seja pela imagem, nomeadamente a imagem do cinema, não é necessariamente em favor deste processo, de que explora as possibilidades e os limites - não gostei nada daquele focinho de cão atirado para cima de mim nem do 3D no centro da imagem, do plano. E aqui trata-se justamente de, a partir de uma imagem que por si própria pensa em termos visuais e auditivos, insistir na palavra e no pensamento, qualquer que seja a imagem que pensa e origina o pensamento. (Sobre Jean-Luc Godard ver "Godard, o passado e o presente", de 17 de Junho de 2012, "Outro filme histórico", de 30 de Abril de 2014, e "Comemorativo", de 11 de Janeiro de 2015.)
Nota
Sobre as questões levantadas por este filme, cf. "Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem", com organização de Olga Pombo e António Guerreiro (Lisboa: Fim de Século, 2012).
Nota
Sobre as questões levantadas por este filme, cf. "Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem", com organização de Olga Pombo e António Guerreiro (Lisboa: Fim de Século, 2012).
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