“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

domingo, 17 de agosto de 2014

Homens de confiança

     A terceira longa-metragem de ficção de Anton Corbijn, "Um Homem Muito Procurado"/"A Most Wanted Man" (2014), que foi o último filme interpretado por Philip Seymour Hoffman, não é apenas mais um filme baseado em romances de John le Carré, é um grande filme de espionagem situado na actualidade.
                     A Most Wanted Man
    É longa e muito proveitosa a relação do cinema e da televisão com os romances do autor, o grande mestre do romance de espionagem contemporâneo ao longo de mais de 50 anos. Chamar mítico ao autor não é exagero, e esse estatuto foi acompanhado no cinema e na televisão por actores míticos a interpretarem os filmes e séries baseados nos seus livros: Richard Burton, James Mason, Alec Guiness, Diane Keaton, Sean Connery, Pierce Brosnan, Ralph Fiennes, Gary Oldman, agora Philip Seymour Hoffman (ver "Negra África Negra", 12 de Fevereiro de 2012). Refiro-o à partida porque essa é uma obra literária destinada a grandes actores.
  "Um Homem Muito Procurado" baseia-se em personagens verídicas do actual conflito desencadeado pelo 11 de Setembro de 2001, de má memória, com refugiados de primeira e de segunda classe que procuram o Ocidente e que o Ocidente e os Estados Unidos procuram. O protagonista é um espião alemão batido, Günther Bachmann/Philip Seymour Hoffman, que fuma e bebe muito e, ajudado pela sua assistente, Irma Frey/Nina Hoss, assume a missão de resgatar um refugiado muçulmano tchecheno, Issa Karpov/Grigoriy Dobrygin, que é apoiado por uma advogada, Annabel Richter/Rachel McAdams, em Hamburgo. Para isso vai ter que estabelecer contacto com um líder muçulmano, Abdullah/Hoamayoun Ershadi, o discutível "homem de confiança" desta história, que se tratará de capturar com a colaboração do "homem de confiança" de Issa, o banqueiro Tommy Brue/Willem Dafoe.
              A Most Wanted Man                               
     Anton Corbijn, que se estreou na longa-metragem de ficção com "Control" (2007) e fez a seguir "O Americano"/"The American" (2010), adopta aqui o estilo clássico do segundo para conseguir cobrir toda a gama de situações dúbias entre serviços secretos concorrentes, que cooperam mas também rivalizam entre si, típicas da obra de John le Carré. Mais uma vez batido no final pelos americanos (Martha Sullivan/Robin Wright) num assunto de candente actualidade, Günther Bachmann tem o carisma que os heróis, ou anti-heróis dos romances de le Carré costumam ter e que Philip Seymour Hoffman integral e superlativamente lhe confere.
    De grande qualidade na sua narrativa, seca e crua mas emotiva, com momentos de acção e de tensão dramática muito bem resolvidos, este é um filme que se torna histórico por ter sido o último de Philip Seymour Hoffman, que entre o corpo e rosto resolve uma interpretação superior e memorável, com a qual se despediu e reforçou o seu estatuto de referência do cinema americano. Além disso, os outros actores e actrizes estão muito bem, a fotografia, a música e a montagem são excelentes e sobretudo a realização de Anton Corbijn confere unidade e coerência ao filme, o que por si mesmo o impõe.    
                    mostwanted2
     Na linha do que anteriormente sobre romances do autor fizeram Martin Ritt ("O Espião Que Saiu do Frio"/"The Spy Who Came in from the Cold", 1965), Sidney Lumet ("Duas Plateias para a Morte"/"The Deadly Affair", 1966), George Roy Hill ("A Rapariga do Tambor"/"The Little Drummer Girl", 1985) e Fred Schepisi (" Casa da Rússia"/"The Russia House", 1990), em tempos mais recentes John Boorman ("O Alfaiate do Panamá"/"The Taylor of Panama", 2001), Fernando Meirelles ("O Fiel Jardineiro"/"The Constant Gardener", 2005) e Tomas Alfredson ("A Toupeira"/"Tinker Tailor Soldier Spy", 2011), que a espionagem, "a mais antiga profissão do mundo" a seguir à outra, a este nível superior precisa de ser tratada em termos claros, precisos e perceptíveis, o que em geral é pouco compatível com o grande arrojo ou a inovação formal, "Uma Homem Muito Procurado" fica muito bem situado na já longa lista de adaptações de John le Carré ao cinema. E Anton Corbijn é um cineasta a seguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário