“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

domingo, 17 de junho de 2012

Fassbinder e o futuro


“O Mundo num Arame”/”Welt Am Draht” (1973) é um filme em 16mm, em duas partes, de Rainer Werner Fassbinder, que permite completer o quadro sobre o génio do cineasta. Baseado no romance “Simulacron 3”, do norte-americano Daniel F. Galouye, é um filme sobre o mundo dos computadores, da programação e da antecipação do futuro construído como um policial negro americano dos anos 40, folhetinesco como um serial e demonstrativo da produção torrencial do seu realizador.
          Na sua construção em espelho, objecto que surge desde o início no filme como objecto revelador, “O Mundo num Arame” trata de uma equipa científica que trabalha com um super-computador, cujo chefe, Vollmer, morre e é substituído, tentando o seu substituto, Stiller, descobrir o que se trama por trás da morte do substituído, do desaparecimento de uma outra personagem, Lause, e de outras circuntâncias bizarras, para o que conta com o esporádico apoio da filha do seu antecessor, Eva. Tudo se complica com personagens que são projecções, com o apoio de um grupo económico ao prosseguimento do projecto, finalmente com a sugestão de que o mundo real é uma simples projecção resultante da programação por aqueles que julgava programar.
                    rainer_wener_fassbinder__world_on_a_wire__welt_am_draht_12780237
           Reconhece-se aqui o que vieram a ser filmes futuros só que com um outro tratamento narrativo e fílmico, muito mais audacioso, pois Fassbinder foi um imenso cineasta que aqui como noutros filmes é perfeitamente vertiginoso na construção visual, nos cenários, na profundidade de campo com contraste de escalas desde o plano próximo ao fundo do plano, nos zooms que substituem o travelling e vão direitos ao rosto das personagens, na concepção do plano e no ritmo da montagem. Fred Stiller/Klaus Löwitsch vê-se acossado por aqueles para quem trabalha, tem dores de cabeça súbitas que o deixam derreado e são atribuídas ao excesso de trabalho, vê prepararem a sua prisão e vê-se acusado de assassínio (há no filme uma outra personagem que se chama Lang). Tem uma secretária do tipo das secretárias do policial negro americano, vê-se encurralado sem saber quem no seu mundo é réplica ou contacto do mundo superior e percebe bem que ali a diferença entre o superior e o inferior é muito relativa.
            “O Mundo num Arame” é, assim, um filme de ficção científica de 1973, como “Alphaville” de Jean-Luc Godard tinha sido um filme de ficção-científica de 1965 – e a presença de Eddie Constantine assume a comparação no próprio filme. Mas subitamente, na segunda parte a cor torna-se viva, saturada, como num musical de Vincente Minnelli, num melodrama de Douglas Sirk, e assim somos remetidos para um universo de sonho em que outras referências cinematográficas maiores aparecem (“Fatalidade”/“Dishonored”, de Joseph von Sternberg, com uma jovem e sedutora Marlene Dietrich, 1931), o que vem trazer para o filme toda uma outra carga de sugestões provenientes do cinema clássico e moderno americano e mostra como, ao antecipar o futuro, o cineasta insiste nas referências ao passado.
                   rainer_wener_fassbinder__world_on_a_wire__welt_am_draht_12780238  
           Mas não são só os espelhos, são os ecrãs, as janelas, as paredes envidraçadas que funcionam como espelhos e todos recortam quadros dentro do quadro. Não são só a profundidade de campo e o zoom mas também os vertiginosos movimentos de câmara que dão ao filme uma dinâmica visual superior, que até corresponde à vertigem do protagonista adveniente das suas dores de cabeça e do universo intrigante que vai descobrindo, e é neste filme permanentemente controlada pelo cineasta, à semelhança do que acontece noutros filmes seus mais conhecidos. No final, a câmara sobe em travelling sobre Fred Stiller morto, num plano intercalado com o do espaço para que ele é recuperado vivo por Eva Vollmer/Mascha Rabben, uma sala de paredes nuas e com janelas, através das quais não é mostrado o exterior.                        
           Aliás, este é um filme que aponta para um Fassbinder menos conhecido, realizador de filmes populares sempre de uma qualidade superior e com a sua assinatura pessoal, um cineasta enorme e extremamente moderno na forma e nos temas, que aqui revela o seu imenso talento com um filme feito em 1973, um ano em que dirigiu mais três filmes, o mesmo ano de “Alice nas Cidades”/”Alice in der Städten”, de Wim Wenders, e de ”Willow Springs”, de Werner Schroeter. Na mesma época, iniciava-se na Nova Hollywood, recém criada a partir das cinzas da velha, um surto de filmes sobre a “teoria da conspiração”, no limite da paranóia, o que aliás veio a ter réplicas no cinema europeu.

        
Para nós, modernos, continua a haver um grande cineasta moderno a descobrir e/ou a redescobrir sempre, com o qual aprender que o futuro está no passado e que o passado antecipa o futuro, e para nos seus filmes conhecer o cinema moderno no seu melhor nível de criação cinematográfica pessoal.

Sem comentários:

Enviar um comentário