“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Jogo de espelhos

              “César deve morrer”/”Cesare deve morire” (2012) assinala de modo inesperado o regresso dos irmãos Paolo e Vittorio Taviani ao cinema, pois é um quase-documentário sobre a representação teatral de “Júlio César”, de Shakespeare, por um grupo de presos condenados a penas longas por crimes graves. Não fora esse facto, ser representado por reclusos ou ex-reclusos, e o filme não apresentaria por si grandes motivos de interesse, a não ser lidar com um autor que actualmente é muito raro aparecer no cinema - lembro-me de como Al Pacino, no seu "À Procura de Ricardo III"/"Looking for Richard" (1996), questionava os transeuntes da cidade sobre se conheciam um tal William Shakespeare.
                    
            Mas a arte dos Taviani joga-se na passagem ao preto e branco dos ensaios, no trabalho com cada um dos actores escolhidos sobre a sua personagem e na encenação dos diálogos de umas com as outras. Partindo de um conhecimento básico das personagens e da situação que estão em causa, o ensaio de cada actor permite-lhe descobrir a sua personagem e, através dela, recordar e descobrir-se. É essa passagem entre um texto antigo de quatro séculos e a actualidade específica em que ele é preparado e encenado que confere vitalidade ao filme dos Taviani, a partir da esplêndida perenidade daquele, mesmo para seres como estes actores, como nós.
            Reflexão poderosa sobre o poder, a violência e a justiça, sobre como os usamos e como são usados sobre nós, a peça ganha novos e especiais contornos na sua representação por homens naquelas circunstâncias, que ao descobrirem-na se descobrem e questionam sobre questões fundamentais, nomeadamente sobre a justiça que lhes foi feita, sobre aquela pena que cumprem e sobre o motivo que a ela conduziu, sobre a sua vida presente, anterior e futura. E é quando o conflito íntimo agarra as personagens que percebemos que aquele texto está vivo e mexe com elas e connosco.
                      cena-do-filme-cesar-deve-morrer-escolha-italiana-para-concorrer-ao-oscar-2013-1348680617390_615x300
            Feito com as melhores intenções, “César deve morrer” permite-nos revisitar na actualidade um texto célebre, que o cinema já usou em casos maiores, como o de Joseph L. Mankiewicz ("Júlio César"/"Julius Caeser", 1953, com Marlon Brando como Marco António e James Mason como Brutus), com personagens definidas de forma arquétipa que podem ainda hoje ser jogadas como num jogo de espelhos revelador. Para os actores, alguns dos quais já tinham saído em liberdade quando o filme foi rodado, e para os espectadores. Contudo, para os actores enquanto reclusos representar esta peça foi mais do que apenas fazê-lo: foi entregarem-se a um jogo que é também um acto de resistência contra as condições, adversas, constrangedoras e solitárias, a que estão/estiveram submetidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário