“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Why Poverty?

            Nos últimos dias, cerca de setenta canais de televisão de todo o mundo fizeram uma programação especial sobre a pobreza, as suas razões e como combatê-la no mundo actual, no início do século XXI. É sem dúvida uma questão muito importante, que afecta uma grande parte da humanidade - 1 bilião de pessoas - e a que não devemos permanecer indiferentes. Estes programas partiram duma iniciativa que pode ser encontrada aqui: www.whypoverty.net/  
                                         
                   
            Acompanhei o que pude da programação do canal franco-alemão Arte, que apresentou trabalhos muito importantes e esclarecedores, em especial vários documentários de âmbito e ambição diferente. Penso que esta é, nos tempos que correm, uma iniciativa muito louvável, que representa uma chamada de atenção muito importante para as verdadeiras razões e os verdadeiros responsáveis pela situação, desumana e escandalosa, daqueles de quem vimos alguns rostos, que por si próprios e por todos os outros nos olham, e para as formas de a combater. Uma chamada de atenção dirigida a todos. Em casos como este, o levantamento do estado do mundo beneficia muito do trabalho sério que o documentário pode fazer, e a televisão revela-se um meio de comunicação muito recomendável, apropriado e eficaz.
            Claro que há também os debates, indispensáveis porque a palavra serve para perguntar, tentar obter respostas e tentar responder, e nesse aspecto foi muito bom o debate que a BBC World News transmitiu no passado fim-de-semana, moderado pela sempre excelente Zeinab Badawi - uma mulher culta, inteligente e bonita, sempre muito bem informada, desassombrada e à altura dos grandes debates. Um debate muito esclarecedor, embora inevitavelmente inconclusivo. E o mesmo canal vai regressar ao assunto durante o próximo fim-de-semana. Mesmo para quem a desconhecia ou a minimizava, esta questão da pobreza hoje começou agora. Para todos.    
                            
          Não preciso de fazer comentários. Trata-se de compreender o que foi mostrado e o que foi dito, de tirar as respectivas ilações e de agir em conformidade, numa situação perante a qual a passividade é inadmissível. Tanto mais inadmissível perante esta nova iniciativa, "Why Poverty?", quanto ela deve ser relacionada com a anterior "Why Democracy?" (2007).

Sem comentários:

Enviar um comentário