Com
argumento do realizador e Markus Schleizner baseado em "Histoire de ma
vie", de Giacomo Casanova, e com música de árias das óperas de W.
Amadeus Mozart com libreto de Lorenzo da Ponte, "Variações de
Casanova"/"The Casanova Variations", do austríaco Michael Sturminger
(2014), é um filme conseguido, heterodoxo e discutível.
Embora
para a colagem a que procede o realizador invoque o facto de Casanova,
Mozart e da Ponte terem sido contemporâneos e de Casanova ter conhecido
os outros dois, esse simples facto apenas serve de base a um filme, um
espectáculo cinematográfico conseguido, sem de modo algum dialogar com
as suas fontes originais para além do meramente circunstancial: a
recuperação de um espírito de época
Apresentado em ante-estreia no Lisbon & Estoril Film Festival 2014, "Variações
de Casanova" foi filmado em Portugal, nomeadamente no Teatro de São
Carlos, em Lisboa, e funciona muito bem como espectáculo musical,
originalmente encenado para teatro, quer pela maneira como está filmado
quer pelas interpretações notáveis de John Malkovich, Veronica Ferres, a
soprano Ana Maria Pinto e diversos outros actores internacionais e
também portugueses - Maria João Bastos, Victoria Guerra, Maria João
Luís.
Com
excelente guarda-roupa, belos cenários, uma notável fotografia da
responsabilidade de Andre Szankowski e a soberba direcção musical do
maestro Martin Haselböck, o filme impõe-se como um espectáculo agradável
e divertido baseado numa mistura que produz o efeito pretendido nas
colagens a que procede, e não se lhe pode hoje em dia exigir muito mais
do que o esplendor e a beleza que exibe.
Agora entendamo-nos: em termos de cinema e de diálogo com as óperas
originais de Mozart, apesar de o dispositivo teatral funcionar bem e ser inteligentemente explorado para além do palco e de a ideia dos duplos (de Giacomo e Elisa) ser uma boa ideia,
não se compara com o que Ingmar Bergman e Joseph Losey fizeram nos anos
70 do Século XX - respectivamente "A Flauta Mágica"/"Trollföjten"
(1975) e "Don Giovanni" (1979).
Mas talvez que a comparação nem sequer se justifique, pois este "Variações de Casanova" tem um outro objectivo específico, que atinge, como espectáculo musical cinematográfico e operático, está muito bem em termos fílmicos, dramáticos e líricos, e sobretudo funciona também como Variações de John Malkovich por causa de "Ligações Perigosas"/"Dangerous Liaisons", de Stephen Frears (1989), baseado em Choderlos de Laclos, o que deve ser levado em seu favor e impõe uma sua leitura de segundo grau.
Mas talvez que a comparação nem sequer se justifique, pois este "Variações de Casanova" tem um outro objectivo específico, que atinge, como espectáculo musical cinematográfico e operático, está muito bem em termos fílmicos, dramáticos e líricos, e sobretudo funciona também como Variações de John Malkovich por causa de "Ligações Perigosas"/"Dangerous Liaisons", de Stephen Frears (1989), baseado em Choderlos de Laclos, o que deve ser levado em seu favor e impõe uma sua leitura de segundo grau.
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