“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

sábado, 17 de agosto de 2013

África, naturalmente

       Integradas na programação Próximo Futuro/Next Future, estão neste momento na Fundação Calouste Gulbenkian duas importantes exposições de fotografia que têm em comum serem ambas sobre África.
        A primeira é a 9ª Edição dos Encontros de Fotografia de Bamako, com curadoria de Michket Krifa e Laura Serani, que são um acontecimento muito importante porque marca bianualmente uma selecção do melhor que se faz em África na área da fotografia. Com o tema "Para um mundo sustentável", é uma exposição muito boa, com fotografias que captam contrastes que relevam das problemáticas originadas pelo desenvolvimento do continente africano, das consequências paradoxais e dos obstáculos imprevistos que o próprio desenvolvimento provoca, e dão conta de um elevado grau de autoconsciência por parte de um continente normalmente considerado atrasado e pobre, que aqui se mostra e desvenda sem exotismo.
                      
     Há, de facto, grandes fotógrafos africanos na actualidade, que no seu trabalho artístico desenvolvem uma reflexão sobre os actuais conflitos africanos, nomeadamente os originados pelo desenvolvimento. Nesta exposição, através da fotografia e do vídeo somos convidados a tomar contacto com realidades diversificadas e contrastantes, apresentadas de forma crítica, mesmo política. E aí existem fotografias a cores lado a lado com fotografias a preto e branco, revelando a especificidade e utilidade própria de cada um dos processos.
      A segunda exposição, Present Tense. Fotografias do sul de África, patente na galeria de Exposições Temporárias, tem um carácter mais artístico e institucional, e volta-se por isso mais para o lado mais vistoso do continente africano, que o pode tornar mais parecido com o mundo desenvolvido, sem perder o carácter documental, que nos Encontros de Fotografia de Bamako é fundamental. Comissariada por António Pinto Ribeiro, esta é uma exposição de fotografia exigente e muito boa, que também trabalha sobre a tensão entre o preto e branco e a cor.         
                       Foto: Zeinab Badawi talks to Zimbabwe's Finance Minister Tendai Biti about the reality of being in power. With Senegalese human rights activist Alioune Tine and Kenyan environmental campaigner Ikal Angelei, they discuss whether African leaders are at last being held to account by their people.
        A Fundação Calouste Gulbenkian, que tem um longo historial no apoio e na divulgação das artes, tem sido responsável por esta programação anual, Próximo Futuro/Next Future, este ano na sua 13ª edição, que representa uma lufada de ar fresco em termos políticos, culturais e artísticos num país sombrio. Apenas uma parte dessa iniciativa, estas duas exposições de fotografia marcam-na e nela assinalam um momento artístico importante, obviamente muito recomendável.
         Mas sobre África é fundamental também o que, a partir de um ponto de vista diferente, fiquei a conhecer na BBC Word News durante vários fins de semana consecutivos no programa Rendez Vous with Zeinab Badawi, em que esta excepcional jornalista entrevistou figuras destacadas da política, da finança e da cultura africana. Aí, graças a uma mulher de beleza invulgar, de inteligência superior e de um enorme espírito de iniciativa, ela própria nascida no Sudão, fiquei a saber melhor como os africanos vêem o seu presente e o seu futuro de uma maneira que não está ao alcance de qualquer um esclarecer e divulgar (ver "Why Poverty?", 30 de Novembro de 2012, e "Isto também não é importante", 31 de Janeiro de 2013).

Sem comentários:

Enviar um comentário