“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

terça-feira, 12 de julho de 2016

A herança de Bergman

    "Bergman Invadido"/"Trespassing Bergman" é um documentário de Jane Magnusson e Hynek Pallas (2014) que passou ontem à noite na RTP2 em que diversos cineastas actuais revisitam a obra do grande cineasta sueco e prestam sobre ela e sobre ele o seu depoimento.
                      ingrid               
     Incluindo depoimentos e excertos de filmes e de filmagens, este documetário mostra de forma clara a enorme influência que Ingmar Bergman exerceu no seu próprio tempo, questão sobre a qual as palavras de Woody Allen, Michael Haneke, Lars Von Trier, Zhang Yimou, Ang Lee, Martin Scorsese, Alejandro Gonzalez Iñarritu entre outros são muito esclarecedoras.        
     Preocupado em recolher opiniões relevantes, também de actores, este documentário não deixa espaço para uma maior e mais detida interpretação dos filmes, o que outros sem dúvida farão. Mas pela simples recolha de testemunhos diversificados e bem apresentados com excertos de filmes, "Bergman Invadido" permite perceber o vasto leque de influências que o cineasta deixou como herança no próprio cinema.
                      Bergman Invadido
      Pareceram-me na maioria muito presos aos filmes iniciais, o que é compreensível porque foram os primeiros filmes dele que viram, mas as imagens de ilha de Färo na actualidade e da casa que ele habitou compõem um quadro muito interessante, precioso, que fica para a história. Sobre Ingmar Bergman ver "Eles, os modernos", de 22 de Janeiro de 2012, e "Bergman outra vez", de 6 de Dezembro de 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário