“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

domingo, 3 de julho de 2016

Mãe e filha

   "Amor & Amizade"/"Love & Friendship" é apenas a quinta longa-metragem desde 1990 do americano Whit Stillman (2016). Baseado na novela de Jane Austen (1775-1817) "Miss Susan", com produção do Arte e rodado na Irlanda, este filme tem um toque especial das interpretações à adaptação (do próprio cineasta) e à realização que o torna apetecível.
                     Amor e Amizade                
    Passado em tempos aristocráticos do final do Século XVIII, início do Século XIX, as suas personagens e a sua intriga apresentam assinaláveis traços de época que se mantêm modernos ainda hoje em dia. A mãe, Lady Susan Vernon/Kate Beckinsale, de visita aos De Courcy, quer "descomprometer" a filha, Frederica/Morfydd Clark, de um compromisso matrimonial com Sir James Martin/Tom Bennett, que não lhe agrada. Por seu lado, o filho da casa DeCourcy, Reginald/Xavier Samuel, apaixona-se pela mãe... mas a história dá muitas voltas.         
                    Amor e Amizade                     
    Com uma música de Benjamin Esdraffo alusiva e muito bem aproveitada, que não se ouve em certos momentos mais importantes, uma fotografia muito boa de Richard Van Oosterhout e uma montagem viva e elíptica de Sophie Corra, este é um filme malicioso e muito austerniano, que preserva do original a intriga, a o picante social e a graça.
    Filme de época, "Amor & Amizade" de Whit Stillman funciona muito bem como a screwball comedy de que o cinema americano hoje em dia não é de todo capaz.

Sem comentários:

Enviar um comentário