“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

domingo, 9 de outubro de 2016

No vórtice do tempo

  O mais recente filme realizado por Tim Burton, "A Casa da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares"/"Miss Peregrine's Home for Peculiar Children" (2016), é mais uma maravilhosa invenção criativa do cineasta, em que ele volta a dar largas à sua fantasia.
  Partindo da actualidade na Florida entre neto, Jake/Asa Butterfield, e avô, Abe Portman/Terence Stamp, o filme vai parar ao País de Gales onde se situa a casa do título, em ruínas, onde o primeiro entra no vórtice do tempo dos seus habitantes, hoje mortos mas em 1943, dia 3 de Setembro, vivos e repetindo diariamente o mesmo ritual até Miss Peregrine/Eva Green fazer recuar a bomba largada sobre ela até à sua origem aérea. O tempo pára e a vida recomeça no dia seguinte.
                    A Casa da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares  
   Os jovens habitantes da casa são todos eles poderosamente cativantes, o que anima bonecos inanimados fazendo-os mover como marionetas, o que projecta os seus sonhos através de um olho e Emma Bloom/Ella Prunell que mergulha na água com botas de chumbo. Entretanto a vida "normal" dos pais "normais" de Jake prossegue, enquanto a casa é submetida às investidas dos "sem alma" sob o comando do malvado Barron/Samuel L. Jackson, senhor de um outro vórtice do tempo, que transforma Miss Peregrine num pássaro pondo assim fim ao vórtice dela.
  Em Blackpool as coisas evoluem fantasticamente num luna-parque onde, a partir de um comboio-fantasma, as crianças vencem os "sem alma" - a cena em que os esqueletos se tornam visíveis está muito boa - e Miss Peregrine volta ao seu corpo para se transformar de novo em ave, enquanto a pequena Olive/Lauren McCrostie morre e a um beijo ressuscita. No final Jake reencontra o avô vivo na Florida antes de partir para junto de Emma no barco em que embarcam em Blackpool rumo ao vórtice de Miss Peregrine.
                    O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares-2
   Confrontando os vivos sem morte com os mortos sem alma num conto fantástico com alusão à II Guerra Mundial em que Abe, que contara a história de Miss Peregrine ao neto, participou, Tim Burton constrói um combate delicioso com comparsas vários e cenas delirantes, que anima uma história que poderia parecer mortiça mas as peripécias diversas animam. Nada de mais espantosamente belo do que a transformação da protagonista em ave, em momentos, tal como a projecção dos sonhos e a colecção de olhos de Barron, de puro delírio visual surrealista.
   Com argumento de Jane Goldman baseado em novela de Ransom Riggs, fotografia muito boa de Bruno Delbonnel e montagem hábil de Chris Lebenzon, este "A Casa da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares" beneficia com o 3D sem que este lhe seja essencial, mas é também enriquecido por surpreendentes aparições em efémeros papéis secundários de Judi Dench, Rupert Everett e Allison Janney. A música inclui grandes escolhas (Flanagan and Allen, John Anthony, Paloma Faith, Tom Higham, Glenn Miller, Tchaikovski, Florence+The Machine) que se revelam acertadas, e o genérico de fim sobre fotografias está bem visto num filme em que se destacam sobretudo os efeitos visuais e a animação com recurso a técnicas antigas e actuais. 
                   
     Tim Burton mantém-se ao seu melhor nível (com uma ou outra pequena desatenção de pormenor) neste sonho surrealista, confirmando-se como um dos mais destacados realizadores americanos da sua geração - sobre o cineasta, ver "Um artista americano", de 24 de Maio de 2012, "Um artista de sonho", de 21 de Outubro de 2012, e "Nada ao acaso", de 14 de Fevereiro de 2015. 

Sem comentários:

Enviar um comentário