“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Estilhaçados

   "Une déflagration"/"A Blast" é a segunda longa-metragem do grego Syllas Tzoumerkas (2014) e um filme muito bom e directo sobre o seu país em crise, que o Arte emitiu na semana passada. 
                   http://www.grandmagazine.gr/uploaded_images/articles/2314/blast-002.jpg
    Decorre com um casal, Maria/Angeliki Papoulia e Yannis/Vassilis Doganis, entre o início dos seus amores em jovens e a actualidade, em que os envolve a eles e aos seus filhos, à irmã dela, Gogo/Maria Filini, e ao marido desta, Costas/Makis Papadimitriou, e aos pais das duas irmãs.
    Tudo começa pelo princípio, com Maria e Gogo ainda solteiras, mas depois da explosão de amor entre Maria estudante de direito e Yannis cadete da marinha em 2004, aquando da preparação dos Jogos Olímpicos, passamos rapidamente ao presente com o drama instalado que os envolve aos dois e a todos em sua volta.
                   http://www.grandmagazine.gr/uploaded_images/articles/2314/press_photo7.jpg
    Com vida de marinheiro, Yannis parte deixando Maria a braços com as dívidas e a necessidade de as pagar, com uma mãe inválida/Themis Bazaka e um pai impotente/Giorgos Biniaris. Entretanto ele encontra as suas distracções.
   E o que então acontece corresponde ao estilhaçar de uma família e culmina com a fuga desesperada e sem destino de Maria. O argumento é do realizador e de Youla Boudali e a realização é sempre justa e precisa, com actores à altura, sem esconder o filme atrás de lugares-comuns estilísticos do cinema e mantendo uma dominante visual - os problemas dos pais de Maria, dela própria e de Yannis, a posição política de Costas.
                   http://www.grandmagazine.gr/uploaded_images/articles/2314/blast-005.jpg
    O que eu aprecio neste "A Blast" é ele ir direito ao assunto, aos problemas individuais e familiares que mostra e expõe, superando o melodrama em favor de uma realidade crua que é também social - sobre o cinema grego ver "Uma despedida", de 29 de Agosto de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário