“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Inadmissível

         O canal cultural franco-alemão Arte, que aqui tenho referido elogiosamente, prestou na noite de ontem, Segunda-Feira, 18 de Fevereiro, um péssimo serviço aos seus espectadores e ao cinema ao apresentar o excelente documentário "Three Sisters"/"Sam zimei", do chinês Wang Bing, numa versão reduzida a menos de metade da sua duração total, que é superior a duas horas e meia. A versão, autorizada não sei como nem por quem, que sob o título "Seules dans les montagnes du Yunnan" o Arte apresentou tem 73 minutos, o que significa uma amputação e uma desvirtuação do filme que é inadmissível em quaisquer circunstâncias perante a integridade da obra cinematográfica. De qualquer obra cinematográfica.
                     
                      threesisters
        Desconheço as razões deste estranho acontecimento, tanto mais quanto se trata de um filme belíssimo de um cineasta neste momento consagrado, como aqui já escrevi (ver "Documentário épico", 4 de Novembro de 2012). Nunca ninguém está autorizado à redução de um filme, muito menos um canal como o Arte, que tem especiais responsabilidades culturais, já tem apresentado outros filmes do mesmo cineasta em condições normais e tem para com o cinema uma atitude em geral correcta e até apreciável do ponto de vista da programação. A apresentar este filme deveria fazê-lo com respeito da sua integridade e integralidade, com o devido destaque, e até promover a seu respeito uma mesa-redonda com críticos e especialistas no documentário, no cinema chinês e em Wang Bing.   
                     
        A programação do Arte anuncia que este canal vai mostrar de novo "Three Sisters"/"Sam zimei" na noite do próximo Sábado, 23 de Fevereiro, com o mesmo título francês e a mesma duração, o que torna as coisas ainda mais criticáveis e incompreensíveis. O procedimento deste canal relativamente a este filme releva de uma prática censória inaceitável, e é, por isso, censurável e completamente de rejeitar. A redução de um filme como este, cuja duração própria no original para cinema faz parte indeclinável da sua originalidade e do seu fascínio, a um formato tipo reportagem televisiva desvirtua-o completamente e é, por isso, lamentável e ineceitável. O que significa que, na actualidade, mesmo um canal prestigiado como o Arte deve ser encarado com precaução.

Sem comentários:

Enviar um comentário