“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

domingo, 27 de outubro de 2013

Mais do que mera eficácia

       "Traque en série"/"Den som draeber" (2010) é uma série policial dinamarquesa de altíssima qualidade que o canal cultural franco-alemão Arte está a transmitir há três semanas e vai continuar a transmitir nas próximas três semanas à sexta-feira ao princípio da noite, com repetição à quarta-feira a partir de 30 de Outubro, pela noite dentro.  
                      Those Who KIll (4)
      Criada por Elsebeth Egholm, esta série apresenta uma inspectora da brigada criminal de Copenhaga, Katrine Ries Jensen/Laura Bach, e o seu "anjo da guarda", o profiler Thomas Schaeffer/Jakob Cedergren, que em cooperação por vezes conflituosa empreendem o inquérito sobre crimes em série extremamente violentos e misteriosos, cometidos por assassinos loucos. Com uma grande pertinência psicológica, são apresentadas personagens perigosas e ameaçadoras, comuns e ameaçadas, simpáticas e empenhadas, com a particularidade especial de os crimes explicarem os inquiridores, que ajudam a construir e compreender.
       Caracterizada por uma planificação perfeita, com uma multiplicidade de planos curtos sem que nenhum deles seja gratuito ou escessivo, e uma montagem tensa e vigorosa, "Traque en série" tem também uma definição do espaço exemplar, ágil e precisa, que breves e justos movimentos de câmara completam, e actores excelentes. Com episódios duplos, o segundo transmitido logo a seguir ao primeiro, esta é uma série que recupera plenamente os serials do cinema mudo mas para a televisão de hoje, com grande argúcia humana e de altíssima qualidade fílmica.      
                     Those Who KIll (9)
       Este é apenas mais um exemplo de que se fazem hoje em dia para televisão trabalhos fílmicos muito superiores a muitos filmes feitos para cinema. Tão bom e de tanta qualidade e sucesso que está a ser feita nos Estados Unidos uma nova série televisiva baseada nesta nesta série dinamarquesa: "Those Who Kill". O Arte chama-lhe "eficácia escandinava", mas penso que aqui, embora a implique e pressuponha, está em causa muito mais do que a mera eficácia.

Sem comentários:

Enviar um comentário