“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

domingo, 7 de junho de 2015

A provação

     "Força maior"/"Turist" (2014) é o primeiro filme do sueco Ruben Östlund a estrear em Portugal e, com uma construção em seis partes, à semelhança de "O Cavalo de Turim", de Béla Tarr (2011), que até poderia lembrar, revela ser um bom filme. Simplesmente, aqui as personagens, o casal Tomas/Johannes Kuhnke e Ebba/Lisa Loven Konglsy e os seus dois filhos, Harry/Vincent Wettergren e Vera/Clara Wettergren, encontram-se numa estância de turismo, nos Alpes franceses, para passar alguns dias de férias na neve.                         
                    http://f.i.uol.com.br/folha/ilustrada/images/14288321.jpeg
     Com observações muito curiosas espalhadas lateralmente, vai ser o comportamento de Tomas quando de uma avalancha que vai constituir o centro do filme: ele fugiu, abandonando Ebba e os filhos, como vimos ter acontecido, ou não? Aqui se alonga a discussão entre o casal e com o casal mais novo, muito importante por fazer intervir um outro ponto de vista.
    Até à crise de choro de Tomas, o salvamento por ele de Ebba em perigo e a viagem de autocarro mal conduzido pela montanha, com a saída dos passageiros e o regresso de Tomas ao tabaco. Depois do perigo e do resgate, da provação daqueles dias, todos podem passar a ser melhores e a conviver melhor consigo próprios e com os outros, enfrentar  juntos os contratempos e perigos da vida, espera-se.
                    Cena de 'Força Maior'
     Pouco haveria a dizer não se dera o caso de o filme acompanhar permanentemente um diálogo que, sem crispações excessivas, é duro e nuclear, com repercussões naturais nos filhos do casal. Instalada a suspeita havia que esclarecê-la, e é esse percurso que "Força Maior" faz até ao fim, até ao momento em que um teleférico paira nas alturas, vertiginosamente.
     De uma grande pertinência narrativa, que integra naturalmente uma proposta moralista, este um filme muito bem feito, com actores muito bons, uma música escassa mas oportuna e uma realização sempre segura.

Sem comentários:

Enviar um comentário