“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

domingo, 29 de dezembro de 2013

Alguns livros e o mais

    Durante o ano que agora finda foram dados à estampa alguns livros sobre cinema em português, alguns deles de autores portugueses ou sobre autores portugueses ou sobre cinema português.
       Ainda com data de 2012, a Imprensa Nacional - Casa da Moeda e a Sociedade Portuguesa de Autores editaram "Fernando Lopes - Um Rapaz de Lisboa" de Jorge Leitão Ramos, que cumpre com brio e eficácia o projecto biográfico, que se impunha, de um nome fundamental do cinema português. Sempre em cima da sua vida e da sua obra, que acompanha detidamente, incluindo muitas declarações do cineasta e uma filmografia muito completa, é um livro de referência.
                            
       No prosseguimento de um projecto editorial muito importante, a Orfeu Negro editou com a Midas Filmes "Um Melro Dourado, Um Ramo de Flores, Uma Colher de Prata - No Quarto da Vanda - Conversa com Pedro Costa", do próprio cineasta, Cyril Neyrat e Andy Rector, livro muito importante de conversa, imagens e textos acompanhado pela edição dvd desse mesmo filme. Além disso, de Pedro Costa foi ainda apresentado o livro "Casa de Lava - Caderno" (Pierre von Kleist editions, 2013), diário do cineasta durante a rodagem desse filme, acompanhado por um caderno com nova entrevista a Nuno Crespo e um ensaio de Philippe Azoury. Para estes dois livros chamei aqui a atenção em devido tempo (ver "Uma excelente notícia", 31 de Janeiro de 2013, e "A criação no cinema", 21 de Setembro de 2013).     
       Ainda a Orfeu Negro publicou "Béla Tarr - O Tempo do Depois", de Jacques Rancière, obra importante de um filósofo francês de referência, que a mesma editora tem publicado em português, sobre um cineasta húngaro muito destacado que diz ter-se retirado da prática do cinema para se dedicar o seu ensino.
        Já quase no fecho do ano, com Coordenação de Luis Urbano saiu "Revoluções - Arquitectura e Cinema nos Anos 60/70" que reúne um conjunto de reflexões produzidas no Curso promovido no âmbito do Projecto de Investigação Ruptura Silenciosa, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, coordenado por Alexandre Alves Costa e Luis Urbano (edição AMDJAC, Porto, 2013). Ocupando-se de uma área sensível, muito importante e pouco explorada entre nós, a das intersecções entre a arquitectura e o cinema, este livro inclui ensaios valiosos e tem o mérito especial de privilegiar o cinema português. No âmbito do mesmo projecto saiu também o nº 1 da revista "JACK - Journal on Architecture and Cinema".
                                    
        A propósito deste livro importante e oportuno quero chamar a atenção para o mais recente documentário de João Mário Grilo, "A Vossa Casa" (2012), sobre o arquitecto Raul Lino (1879-1974). Homenageando o conhecido e influente arquitecto português, o realizador assume nesse filme o risco de tentar filmar as suas obras arquitectónicas de forma nova, no que esboça um passo importante no esclarecimento das relações entre as duas artes. Esse é, por isso, um filme que, acompanhado pelos comentários do próprio cineasta, merece maior divulgação (sobre o documentário anterior de João Mário Grilo, "O Tapete Voador", 2008, ver "Voar sem asas", 18 de Janeiro de 2012).
       O cineasta Edgar Pêra publicou "Hollywood - Estórias de glamour e miséria no império do cinema", que recolhe curiosidades e segredos sobre nomes famosos do cinema, um livro que saiu em A Esfera dos Livros. Pedro Mexia publicou uma recolha de textos sobre cinema, "Cinemateca", que saiu na Tinta da China, em que transparece uma cinefilia apaixonada e muito pessoal. Destaco e aconselho ambos pelas diferentes perspectivas que sobre o cinema proporcionam.       
     Na área da fotografia, é muito bom o livro "Os rostos de Jesus - Uma revelação", com fotografias de Duarte Belo e ensaios de José Tolentino Mendonça e seu (Temas e Debates/Círculo de Leitores, Lisboa, 2013), para que aqui já chamei a atenção (ver "Mais 3 rostos", 29 de Novembro de 2013).
                              
        Também com o ano a acabar, saiu "Ensaios Sobre Fotografia - de Niépce a Krauss", uma antologia de textos fundamentais com Introdução, Selecção e Organização de Alan Trachtenberg e Notas de Amy Meyers, cuja edição original americana data de 1980 e que só agora tem edição portuguesa, mas com actualizações sugeridas pela editora portuguesa (mais uma vez a Orfeu Negro), que se concretizam na inclusão de novos textos e na actualização das Notas. Pelo seu mérito, que se relaciona com a qualidade dos ensaios incluídos, a diversidade de autores e épocas abrangidos, este é para mim o livro mais importante de 2013 na área do cinema e da fotografia.    
       Pelo seu grande e feliz recurso à imagem, termino com uma chamada de atenção para o último livro de Gonçalo M. Tavares, "Atlas do Corpo e da Imaginação - Teoria, Fragmentos e Imagens" (Caminho, Lisboa, 2013), um livro cujas imagens são de "Os Espacialistas", colectivo de artistas plásticos, mas que merece especial atenção pela articulação do discurso visual, paralelo e por vezes comentado, com o discurso escrito de uma forma original, nova e muito interessante - as fotografias são todas a preto e branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário