“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

sábado, 13 de setembro de 2014

De olhos bem abertos

     O programa semanal Arte Reportage iniciou hoje, Sábado 13 de Setembro, a transmissão de uma série de 4 documentários sobre os Refugiados: "Réfugiés". Esta série tem a particularidade de cada filme ser da responsabilidade de uma personalidade do mundo das artes - o primeiro documetário, "Let my people go", é realizado pelo cineasta francês Régis Wargnier.
     Num mundo atravessado por conflitos graves, uns muito divulgados outros menos, saber mais e melhor, pela sua própria voz e pela daqueles que tentam acudir-lhes, sobre aqueles que se vêem forçados a deixar a sua terra e todas as suas referências para procurarem noutro lugar uma vida condigna, é uma questão que nos interessa a todos. 
                     ARTE Reportage
       Por isso recomendo esta série de documentários, transmitidos mensalmente até Dezembro próximo por um programa de referência no documentário numa estação televisiva de referência. Quem vive bem, no conforto ou no desconforto de uma civilização que lhe proporciona, pelo menos em espectáculo e entretenimento, aquilo de que precisa, tem o dever de estar atento àquilo e àqueles que não gozam do mesmo estatuto e dos mesmos benefícios.
      Para mais, o Arte decidiu muito bem escolher olhares qualificados, o que significa olhares únicos, para olharem para esta questão, pelo que estes nem sequer são documentários comuns. Para mais informações, consultem o site do Arte, em
www.arte.tv/fr
      Aconselho vivamente, até porque o Arte Reportage convida os espectadores... Mas vejam, pelo menos vejam e mantenham-se informados.

Sem comentários:

Enviar um comentário