"Carvão Negro, Gelo Fino"/"Bai ri yan huo" (2014), a terceira longa-metragem e o primeiro filme do chinês Diao Yinan a estrear entre nós, deixa muito boa impressão do seu realizador, também autor do argumento original do filme.
Poder-se-á começar por identificar neste filme a influência do japonês Takeshi Kitano, uma influência benéfica diga-se desde já. De facto, uma narrativa policial clássica situa-se aqui em volta de um polícia violento, Zhang Zili/Fan Liao, que vai acabar por, cinco anos depois, descobrir o criminoso.
De facto, ele é, desde o início, o exemplo acabado daquilo que um polícia, mesmo de uma brigada de investigação criminal, para ser correcto não deve ser, mas vai ser ele quem vai desvendar o intrincado mistério de corpos decepados, de partes de cadáveres dispersas, que cinco anos antes ficara em aberto. Solitário e bruto, brutal até ao crime, Zhang vai descobrir que a pequena mulher inocente, enquanto o seu marido foi responsável pelo outro crime, em carvão e gelo, com lavandaria e casaco estragado de permeio tem, ela também, um mistério oculto no seu próprio passado.
![Carvão Negro, Gelo Fino](https://cinemavilleblog.files.wordpress.com/2014/11/carvc3a3o-negro-gelo-fino.jpg?w=1200)
Não há sequer facilidade ou condescendência de Diao Yinan em relação ao meio mais pequeno do seu filme, de uma humanidade reconhecível da pista de gelo e do parque de diversões ao salão de baile, passando pela lavandaria, que consegue prender e seduzir apesar do seu carácter narrativamente rebuscado. Em "Carvão Negro, Gelo Fino", com sessão de cinema incluída e tudo estão presentes todos os elementos narrativos e fílmicos que revelam um cineasta original, contra a corrente mainstream do actual cinema chinês, oficial, conformista e bem comportado.
A influência do cinema de Hong-Kong parece-me mais improvável, enquanto a proximidade com o actual cinema independente chinês me parece mais clara e meritória - a referência a Takeshi Kitano torna-se mesmo explícita no fogo-de-artifício final. Vamos acompanhar este novo e muito prometedor cineasta se nos deixarem, com a ideia de que inocentes nem na China.
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