Nascido na Malásia mas a trabalhar no cinema novo de Taiwan a seguir ao lançamento deste por Hou Hsiao-Hsien e Edward Yang no início dos anos 80 do século passado, Tsai Ming-Liang dirigiu e escreveu (a partir de novela de Ch'eng-En Wu, um dos principais escritores chineses do Século XVI) "Le Voyage en Occident"/"Xi you" (2014), um filme de 53 minutos em que acompanha um monge budista/Kang-Sheng Lee em viagem por Marselha, onde acolhe um novo discípulo, o dragão/Denis Lavant.
Baseado numa personagem mitológica que tem animado outros filmes seus na série denominada Walker, este filme notabiliza-se pelos contrastes que estabelece desde o seu início, com o grande plano do rosto de Denis Lavant, entre o maior e mais pequeno, entre o próximo e o distante, entre o movimento a velocidade normal acelerada das personagens anónimas e o movimento muito lento dos protagonistas.
Pretexto para visitar locais históricos daquela cidade francesa, este "Le Voyage en Occident", que passou esta semana no Arte, transmite uma ideia de lentidão para se contrapor a um mundo acelerado. Ideia zen, em todo o caso ideia original bem defendida em termos fílmicos por Tsai Ming-Liang, que continua a ser um cineasta que interessa depois de "Cães Errantes"/"Jiao you" (2013), que estreou o ano passado em Portugal - ver "Sobre os mortos", de 23 de Dezembro de 2013.
Pretexto para visitar locais históricos daquela cidade francesa, este "Le Voyage en Occident", que passou esta semana no Arte, transmite uma ideia de lentidão para se contrapor a um mundo acelerado. Ideia zen, em todo o caso ideia original bem defendida em termos fílmicos por Tsai Ming-Liang, que continua a ser um cineasta que interessa depois de "Cães Errantes"/"Jiao you" (2013), que estreou o ano passado em Portugal - ver "Sobre os mortos", de 23 de Dezembro de 2013.
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