“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Revistas de referência

     Cada nova publicação sobre o famoso "número de ouro", a conhecida "secção de ouro" ou "proporção de ouro" que encontro compro e devoro, como agora voltou a acontecer com a Edição Especial da National Geographic portuguesa: "A Proporção Áurea - A linguagem matemática da beleza".
                                     NGP AUREA CAPA site
     Escrito por Fernando Corbalán, reputado matemático e professor espanhol, e editado originalmente em 2010, a informação que reúne, com excelentes reproduções fotográficas, torna esta mais uma edição histórica sobre esta importante questão científica que tem tocado de forma especial a arte.
     Infelizmente, como já tinha acontecido em publicação anterior sobre o assunto, ignora olimpicamente a importância da questão no cinema (ver "Biblio de cinema", de 28 de Outubro de 2012, para que aqui remeto), o que lamento porque amputa de uma parte muito importante a informação sobre a mesma questão na arte. Não sei ao que atribuir este tipo de omissão, que volto a lamentar e para a qual volto a chamar a vossa atenção, sem por isso deixar de aconselhar esta Edição Especial da National Geographic.
                             341a81e2bf5776f39452bde1e35efaf9
      Por sua vez, a revista portuguesa Vértice, fundada em 1942 e com importante intervenção cultural e política durante o Estado Novo, que continua a ser uma revista cultural de referência na sua II Série com Francisco Melo como Director e Manuel Gusmão como Coordenador editorial, dedica um valioso e oportuno dossier a Orson Welles no seu nº 177, de Outubro-Novembro-Dezembro de 2015, com ensaios de Tiago J. Siva, Sérgio Dias Branco e Mário Avelar, que aqui vivamente vos recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário