"Maravilhoso Boccaccio"/"Maraviglioso Boccaccio", de Paolo e Vittorio Taviani (2015), tem uma inspiração feliz e uma realização superior a partir de argumento dos dois irmãos baseado no "Decameron" do famoso escritor renascentista.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwImC_kaGcAxoTPwdCj-QXFfig2zHpIORBpZar96erN2KICs-2Gw5QSeawZ17IqQyRBF3EUGLWKtF3-wtH9zVx0RjzMXKrbqXxry2AGfkjR2F5lESAtO94VOcE3BakAFG_XvmDDi6oYYs/s400/maravilhoso+bocaccio+1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwImC_kaGcAxoTPwdCj-QXFfig2zHpIORBpZar96erN2KICs-2Gw5QSeawZ17IqQyRBF3EUGLWKtF3-wtH9zVx0RjzMXKrbqXxry2AGfkjR2F5lESAtO94VOcE3BakAFG_XvmDDi6oYYs/s400/maravilhoso+bocaccio+1.jpg)
O filme adopta um dispositivo narrativo simples a partir de um grupo de rapazes e raparigas que contam cada um uma história de amor, num total de cinco, no final do Século XIV, durante os anos de peste negra em Florença. Cada história resume-se a um pequeno racconto com possível proveito e exemplo, entre a inocência do primeiro, o humor do segundo, a crueldade do terceiro, a malícia do quarto e a ironia do quinto.
Tudo se resume a muito pouco mas o mérito deste filme reside na subtileza das narrativas e na harmonia da realização que as liga umas às outras com clara consistência e inteiro espírito crítico. Então o Renascimento italiano apenas se iniciava e estavam ainda muito presentes elementos medievais, o que "Maravilhoso Boccaccio" com argúcia capta muito bem.
![maravilhoso-boccaccio-papo-de-cinema-01](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tjiG2f5EanS1-Avx1K1Zg1UnFQ6n21VZWRKemgCkHQKYSTqHv5zn7MNpTgb3PSUJxJbLZEpElCg2OskGTDIUoR-8ji7RjEr2SANZ5QNu_SmEEK3G-Ra8EiFly999kaPDMn8sl2CN1aw6WvzLtDzjCc4Ea6tU51hdQC9mT1pIm9NAbTbliDnJEvP32QnpD3LPQYJIcyzqMHJGva=s0-d)
A época está irrepreensivelmente reconstituída tanto em cenários como em guarda-roupa para filmagens que decorreram na Toscana, e os actores prestam-se de bom-grado e com à-vontade ao que lhes é pedido. Desta forma, com vestuário de Lina Nerli Taviani, fotografia de Simone Zampagni, música de Giuliano Taviani e Carmelo Travia e montagem de Roberto Perpignani, "Maravilhoso Boccaccio" culmina uma das obras mais interessantes do cinema italiano dos últimos 50 anos.
O seu sentido na obra dos irmãos Taviani poderá ser encontrado ligando-o a filmes de carácter histórico dos anos 70, como "São Miguel Tinha Um Galo"/"San Michele aveva un gallo" (1972) e "Que Viva a Revolução"/"Allonsanfàn" (1974), e até sobretudo com "Kaos" (1984), em que trabalharam sobre cinco histórias de Luigi Pirandello, "Afinidades Electivas"/"Le affinità elettive" (1996), em que adaptaram Goethe, e o próprio "César Deve Morrer"/"Cesare deve morire" (2012), o seu filme anterior, o que o torna menos inesperado do que pode parecer a alguns.
Sobre Paolo e Vittorio Taviani ver "Jogo de espelhos", de 15 de Novembro de 2012.
Sem comentários:
Enviar um comentário