“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

sábado, 19 de setembro de 2015

Um artista africano

    Rui Simões, o prestigiado documentarista português autor dos seminais "Deus Pátria Autoridade" (1976) e "Bom Povo Português" (1980), resolveu dedicar um documentário longo ao mais conhecido e internacional artista angolano, o que resulta em "Ole António Ole" (2013), que só agora tive oportunidade de ver e aqui refiro por ser um filme notável.
     Entramos no filme pela visita do artista ao espaço desactivado e em ruínas de um antigo cinema, para depois continuarmos a acompanhar António Ole entre o seu atelier em Luanda e as suas deambulações pela cidade mas também pela sua memória, o que é especialmente bem feito com recurso a imagens de filmes tanto de Rui Simões como do próprio artista, também cineasta, fotógrafo e criador de instalações.   
                    Rui Simões
      Ora as memórias de Ole têm o maior interesse por se referirem tanto ao período anterior à independência, incluindo a sua permanência em Portugal, como à própria independência de Angola e à sua vida daí para a frente, tudo ilustrado por excertos de filmes de um e do outro e por imagens de arquivo. Por sua vez, os comentários e esclarecimentos, naturais e descontraídos, do artista sobre o seu trabalho com diversos materiais são muito significativos e sempre pertinentes.
       Mas é na última meia-hora que o filme sai do apesar de tudo comum no documentário sobre artistas, ao acompanhar António Ole na sua saída da cidade justamente à procura na praia dos materiais para o seu trabalho e no seu mais recente e mais amplo espaço de trabalho, perspectivando trabalhos futuros. E aí o filme de Rui Simões atinge a sua verdadeira dimensão ao reunir os quatro elementos, Terra, Água, Fogo e Ar, de uma maneira justa e feliz.
                    Ole extraindo o material que usará para pintar. DR
      Diz António Ole em dado momento que precisa do contacto com a realidade porque a sua arte parte da vivência pessoal, e esclarece mais que as suas obras mantêm um essencial espírito crítico, o que deve ser especialmente notado. Além disso, ele insere-se, como artista angolano, numa estética africana, o que é muito bem visto e esclarecedor (esclarecido por ele), pois todos nós precisamos de conhecer mais a arte africana, incluindo a angolana, e de conhecer melhor a estética africana.
       Com um objecto à sua altura, é, pois, muito bom este novo documentário de Rui Simões, que a música angolana anima.

Sem comentários:

Enviar um comentário