“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Na noite polar

    Durante a noite polar decorre numa cidade do norte da Noruega um caso bizarro: a condutora de um carro atropela e mata, sem disso ter consciência, uma adolescente, seguindo caminho sem parar para ver o que aconteceu ou a socorrer. O marido da condutora, a quem ela conta o que percebeu do acidente, um embate, volta ao local e nada nem ninguém encontra. É o filme "La grâce"/"Gnade", do alemão Matthias Glasner (2012), um realizador que se fizera notar por "Der freie Wille" (2006) e "This Is Love" (2009), que como este não chegaram a Portugal, e trabalha também para a televisão. 
                        Gnade - Szenenbild 1
   A paisagem gelada, belíssima na noite polar, não é indiferente, como não o é o casal Maria/Birgit Minichmayr e Niels/Jürgen Vogel e o filho deles Markus/Henry Stange serem alemães e ele, Niels, que trabalha como piloto de helicóptero, ter uma amante americana, Linda/Ane Dahl Torp. Torna-se, porém, especialmente importante que Maria trabalhe como enfermeira na assistência final a doentes terminais.
   Vai ser ela quem, depois de ter provocado involuntariamente mas com descuido e incúria uma morte acidental, se vai culpabilizar e lidar com essa culpa, que apenas ao marido, Niels, confidencia, embora o filho Markus não ande longe. O seu percurso passa pelo coro da igreja a que pertence, o que pode também não ser de todo indiferente.                  
                       Gnade - Szenenbild 2
   Depois de muita deliberação, Maria e Niels decidem ir contar aos pais da jovem morta o que de facto aconteceu, e os minutos finais do filme são do melhor que me foi dado ver desde o final de "A Palavra"/Ordet", de Carl Th. Dreyer (1955).
   "La grâce" passou na passada semana no Arte, que continua com uma programação de cinema muito boa.

Sem comentários:

Enviar um comentário