“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Robert Frank, NYU

     Soube durante a semana passada pelo primeiro noticiário diário do Arte que foi inaugurada uma exposição muito completa do grande fotógrafo americano de origem suíça Robert Frank na New York University, uma exposição que aqui vivamente recomendo a todos.
      Membro da beat generation, este fotógrafo, que honrou a presente e muito especial exposição com a sua presença, ficou conhecido a partir do seu livro de fotografias "The Americans", com introdução de Jack Kerouac (New York: Grove Press, 1959), que representou e representa ainda hoje um outro olhar sobre a América, comum e quotidiana e por isso merecedora de especial atenção. 
                     Trolley, New Orleans, 1955, Robert Frank "The Americans"
     Personalidade decisiva da fotografia nos Estados Unidos e em todo o mundo, com um percurso longo, muito rico e variado de uma enorme atenção à realidade e à vida comum, banal mesmo se deprimida, Robert Frank é uma personalidade exemplar cujo trabalho é mais urgente do que nunca conhecer.
      Com organização de Luciana Fina, a Cinemateca Portuguesa dedicou-lhe em Junho de 1991 uma retrospectiva muito completa, graças à qual ficámos a conhecer o seu importante trabalho para cinema, em 35 e 16mm e em vídeo, que confirmou plenamente o talento visual e humano de um grande artista visual. 
                                 issue18_Breukel_Koos_09                    
       Aconselho muito vivamente esta exposição exaustiva e muito importante que a NYU dedica neste momento a um nome absolutamente indispensável da fotografia contemporânea (sobre a New York University, ver "Sobre poesia", de 18 de Outubro de 2015).

Sem comentários:

Enviar um comentário