“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

sábado, 6 de agosto de 2016

Conto das flores de cerejeira

   O mais recente filme da japonesa Naomi Kawase, "Uma Pastelaria em Tóquio"/"An" (2015), reconduz-nos aos segredos culinários do fabrico de dorayakis com doce de feijão azuki que dá origem ao título original, com argumento da cineasta baseado em romance de Durian Sukegawa.
    Filme de uma grande sobriedade e sageza, põe em cena Sentarô/Masatoshi Nagase, o gerente da pastelaria, que contrata Tokue/Kirin Kiki, uma especialista idosa que teve lepra (o que ele inicialmente não sabe), graças à qual o negócio prospera. Intrometem-se a dona do estabelecimento/Miyoko Asada e sobretudo a jovem Wakana/Kyara Uchida, que tem um pássaro e acaba por ser atraída por aquele assunto de mais velhos e por eles.
                    An-Sweet-Red-Bean-Paste-Imagem-Filme-726x400
      Entre a mais velha e a mais nova, como entre a mais velha e o pasteleiro, estabelecem-se cumplicidades que passam justamente pelas cerejeiras floridas - e os momentos em que a câmara se perde na floresta constituem mais do que uma pontuação num filme em que a natureza é muito importante... e os feijões "falam" com a protagonista.
       Com uma construção formal apreciável e grandes interpretações, "Uma Pastelaria em Tóquio" de Naomi Kawase é mais do que um filme simpático e poético: é um filme muito bom sobre o saber e a passagem das estações do ano, do tempo. Depois da estreia o ano passado de "A Quietude da Água"/"Futatsume no mado" (2014), esta é agora uma cineasta a seguir com atenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário