“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

sábado, 1 de outubro de 2016

ANIM: 20 anos

   O Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM), que concentra o fundamental papel da prospecção, conservação e restauro do património cinematográfico e de imagens em movimento em Portugal, fundamental desde logo para a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, comemora 20 anos de existência no próximo dia 6 de Outubro.               
   A actividade de recuperação e conservação do património cinematográfica nos seus diferentes suportes, absolutamente indispensável numa boa Cinemateca, é pouco conhecida e deve ser devidamente divulgada para que todos a possam compreender melhor e entender a insubstituível função de arquivo do ANIM.
                      Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca. Fonte: AdoroCinema           
   Aproveitando o aniversário, a Cinemateca Portuguesa comemora com o ANIM este evento festivo com uma programação especial desdobrada: "O Trabalho dos Arquivos - Restauros, Tiragens Especiais, o Lugar do Analógico e o Lugar do Digital" e "A Criação com os Arquivos - O Património Cinematográfico Português em Novas Produções que Utilizam Material de Arquivo". Uma programação especial com início hoje, 1 de Outubro, entre outras iniciativas que, foi já anunciado, incluirão debates e, mais para o final do ano, visitas guiadas ao próprio ANIM, situado nos arredores de Lisboa, em Bucelas.                 
   Apoio incondicionalmente o papel de preservação do património cinematográfica com um entendimento largo excelentemente cumprido pelo ANIM, que felicito nesta ocasião enquanto me associo à comemoração do seu aniversário, desejando-lhe muitos e prósperos anos de vida para benefício de todos os que se dedicam ou vierem a dedicar ao cinema.
    Encontram a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e também o ANIM aqui
    www.cinemateca.pt/    

Sem comentários:

Enviar um comentário