“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Jean-Loup Passek (1936 - 2016)

    Foi um cinéfilo e crítico, investigador, historiador e programador de cinema, no que envolveu uma paixão pessoal e toda uma vida. Francês de origem russa, acabou por se fixar nos últimos anos no Norte de Portugal, onde fundou o Museu do Cinema de Melgaço em 2005.      
    Em França tinha fundado e dirigido o Festival de Cinema de La Rochelle, sido responsável pela secção Un certain regard do Festival de Cannes e coordenado o serviço de cinema do Centro Georges Pompidou, em Paris.
                    
   A sua cinefilia era motivo de um grande saber do cinema, a que se ficam a dever, nomeadamente, os livros-catálogos que coordenou sobre o cinema chinês, o cinema americano, o cinema russo e soviético mas também sobre o cinema português, entre outros, editados pelo Centro Pompidou, tal como um notável "Dictionaire du Cinéma" (Paris, Larousse), que dirigiu e é ainda hoje a fonte mais completa e fiável sobre história de cinema que conheço.
    Era também um grande conhecedor do cinema português, que amava. No passado mês de Setembro tinha sido homenageado pela Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. A sua morte significa uma grande perda para o cinema, a de uma figura maior da sua historiografia, com um tratamento sério, rigoroso e bem documentado com inteiro conhecimento da história do cinema mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário