“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Relações fortes

    Lançado no passado dia 15 de Dezembro na Livraria Linha de Sombra, na Cinemateca Portuguesa, com a apresentação invulgar, numa das suas raríssimas intervenções públicas de João Miguel Fernandes Jorge - além de grande poeta escritor notável também de ficção e em livros sobre arte e sobre cinema, a quem se devem "A Palavra" (2007) sobre Dreyer (com José Loureiro e Rita Azevedo Gomes) e "Pickpocket" (2009) sobre Bresson (com Rui Chafes), que se contam entre os mais belos "catálogos" da Cinemateca Portuguesa - acaba de sair o livro "Família Aeminium", de Pedro Costa e Rui Chafes (Pierre von Kleist editions, 2016), com as belíssimas fotografias da exposição de ambos no Criptopórtico do forum romano do Museu Machado de Castro, em Coimbra (ver "O espaço e o seu uso", de 14 de Dezembro de 2015).
     Objecto de arte devido a artistas sobre uma instalação mais excepcional pelo espaço em que esteve patente, este "Família Aeminium", que tem fotografias de André Cepeda e inclui um poema de João Miguel Fernandes Jorge, é sem dúvida o livro do ano nesta área, que até nesta época do ano vivamente vos aconselho - será uma esplêndida prenda de Natal para os que viram a exposição, que lhes permite recordarem, e para aqueles que a não viram, para dela terem um vislumbre.
                                 FAMÍLIA AEMINIUM by Pedro Costa and Rui Chafes
     Na mesma sessão na Linha de Sombra foi lançada a edição dvd de "Cavalo Dinheiro", de Pedro Costa, 2014 (ver "Assombradas, as sombras", de 8 de Dezembro de 2014), que inclui a curta "O Nosso Homem" (2015), acompanhada de um livro que, além de contributos de Jacques Rancière, Chris Fujiwara e José Oliveira, inclui os diálogos do filme e conta com uma entrevista inédita dada em 2015 pelo cineasta a Michael Guarneri. A apresentação na Cinemateca esteve a cargo do seu director, José Manuel Costa, que confessou no final do seu improviso que com este filme, que é mais matéria de poesia, se fica sem palavras. Também aconselho a todos, tal como o livro anterior.
     Quero por último chamar a vossa atenção para a homenagem que será prestada hoje, 19 de Dezembro, às 19H 00M na Cinemateca Portuguesa a Alberto Seixas Santos, cineasta português há poucos dias desaparecido, numa sessão em que será lançado o catálogo que a Cinemateca lhe dedica, com apresentação de José Manuel Costa, Maria João Madeira, Eduardo Lourenço, João Lopes e Luís Alves de Matos, e exibido o seu filme "Gestos e Fragmentos" (1982). Apareçam.

Sem comentários:

Enviar um comentário