“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

domingo, 18 de dezembro de 2016

Uma provocação de Kusturica

    Inédito comercialmente em Portugal, "Promessas"/"Zavet", de Emir Kusturica (2007), é uma comédia desbragada sobre questões que lhe são caras, com uma perspectiva crítica da Sérvia contemporânea.
     Um avô, Zivojin Markovic/Aleksandar Bercek, pede ao neto Tsane/Uros Milovanovich que leve consigo a vaca, a venda na cidade, compre um ícone e uma prenda para ele e arranje uma mulher para si próprio.
      O humor dispara na sessão de circo e não vai abandonar o filme, em crescendo, com o bando mafioso de Boss Bajo/Predrag 'Miki' Monojilovic, que pretende a construção de Torres Gémeas na Sérvia, os dois irmãos Topuz/Stribor Kusturica e Runjo/Vladan Molojevic, filhos de um irmão de Zivojin, tio avô de Tsane (cujas cinzas eles guardam em casa), e o homem voador/Milan Janjusevic.
                     Promise Me This
   Cumprido o que lhe pedira o avô salvo a prenda, Tsane encontra a mulher em Jasna/Marija Petronijevik, e essa parte do filme está dirigida como comédia americana com algum sabor, que desenjoa do excesso de fogo de artifício do restante - que apesar de tudo lembra o melhor de Blake Edwards (1922-2010) - em que a castração de Bajo rima com a castração inicial do porco. O final é puro delírio, com o regresso de Tsane com Jasna a deparar com um funeral e um casamento, o do avô Zivojin com Bosa/Ljiljana Blagojevic (que tem um outro pretendente mais novo), a que se junta o casamento deles.
   Ao apresentar-se como comédia romântica o filme permite todas as brincadeiras em traço grosso ao gosto de Emir Kusturica, que trabalha sobre argumento seu, ele que é um nome de referência do melhor do cinema nos últimos 30 anos, com uma obra vasta e importante em que se destacam "O Tempo dos Ciganos"/"Dom za vesanje" (1988), "Era Uma Vez Um País"/"Underground" (1995), a sua obra-prima, e "Gato Preto, Gato Branco"/"Crna macka, beli macor" (1998) - espera-se a estreia do seu mais recente "On the Milky Road" (2016), que é a sua primeira longa-metragem de ficção depois deste "Promessas".
                    Promise Me This
    O filme passou sexta-feira na RTP2, em que é de assinalar o regresso de Maria João Seixas ao Domingo, uma notícia de saudar no panorama tenebroso da programação das televisões portuguesas. Disseram-me, aliás, bem da actual programação deste canal, que vou experimentar um dia destes.

Sem comentários:

Enviar um comentário