“Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” Luís de Camões

"Na dor lida sentem bem,/Não as duas que êle teve,/Mas só a que êles não têm." Fernando Pessoa

"Lividos astros,/Soidões lacustres.../Lemes e mastros.../E os alabastros/Dos balaustres!" Camilo Pessanha

"E eu estou feliz ainda./Mas faz-se tarde/e sei que é tempo de continuar." Helder Macedo

"Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos..." Camilo Pessanha

“Vem, vagamente,/Vem, levemente,/Vem sozinha, solene, com as mãos caídas/Ao teu lado, vem” Álvaro de Campos

"Chove nela graça tanta/que dá graça à fermosura;/vai fermosa, e não segura." Luís de Camões

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Love

     "Tesouro"/"Comoara" é o mais recente filme de Corneliu Porumboiu (2015) e com ele o cinema novo romeno continua em evidência.
     Argumentista e realizador, o cineasta constrói um filme minimal sobre personagens perdidas no espaço e no tempo de uma crise persistente que os atinge também. Adrian/Adrian Purcarescu, em dificuldades para cumprir os seus compromissos, desafia Costi/Toma Cuzin, pai de uma criança com cuja vida escolar se preocupa e a quem lê histórias do Robin dos Bosques, a que juntos procurem o tesouro que, ele está certo, se esconde na antiga casa da sua família.
                      Cena od filme O Tesouro (2015)
     Com a ajuda de Cornel/Corneliu Cozmei, com os seus detectores de metais, durante um longo dia procuram e durante uma longa noite escavam, e essa parte central está muito bem filmada em planos longos. Depois não vos conto mais nada mas atenção ao final.
    Nesta quarta longa-metragem de ficção de Corneliu Poromboiu destaque para a fotografia de Tudor Mircea, que colabora com ele desde o seu filme anterior, "Quando a Noite Cai em Bucareste ou Metabolismo"/"Când se lasã seara peste Bucaresti sau metabolism" (2013), os actores em sobriedade justa e a ausência de música, que rebenta no final: "Love".
    Atenção a estes cineastas romenos mais novos que há alguns anos estão a fazer muito bom trabalho em filmes que merecem ser conhecidos - sobre  Corneliu Poromboiu ver "Uma relação condenada", de 14 de Agosto de 2014, sobre o cinema novo romeno ver também "Percurso exemplar", de 14 de Abril de 2012, "Gente comum", de 26 de Janeiro de 2013, e "Sufocante", de 10 de Junho de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário